Realizar um check-up no carro é a melhor forma de prevenir acidentes e evitar dores de cabeça antes de pegar a estrada em épocas de grande movimentação nas rodovias.
Preparamos uma lista para lembrar dos itens que precisam de verificação.
Comece pelos pneus
A forma mais simples de revisar os pneus é pela calibragem, de acordo com as determinações do fabricante para o carro cheio. Eles também não devem apresentar desgastes e bolhas. A deterioração irregular das bandas de rodagem indica desalinhamento de suspensão ou uso inadequado por um longo período.
De acordo com a resolução 558/80 do Código Trânsito Brasileiro, os sulcos do pneu devem ter, no mínimo, 1,6 mm de profundidade. O produto novo apresenta, em média, 8 mm para a drenagem correta da banda de rodagem, principalmente em casos de chuva e aquaplanagem. E não esqueça de incluir os estepes, que precisam estar nas mesmas condições dos pneus em uso.
Rodas
As rodas de ferro também precisam ser checadas, principalmente se apresentarem amassados. Se, por exemplo, a pressão do pneu estiver mais baixa, pode ser que a roda apresente fuga de ar. Nesse caso, um borracheiro pode resolver. Em caso de rodas de liga, devem ser substituídas se houver quebras ou trincas.
Equipamentos de segurança
É importante ter o kit de equipamentos de segurança completo e em perfeito estado dentro do carro. Confira se o triângulo, o macaco e outras ferramentas, como a chave de roda, estão em boas condições de uso e guardados de forma apropriada no veículo.
Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas
Se tudo estiver ok com os pneus e as rodas, verifique o alinhamento e o balanceamento para evitar problemas em situações de maior velocidade. Vibrações no volante, por exemplo, podem indicar rodas desbalanceadas. Fique atento para ruídos ou com a impressão de que o carro está “puxando para um lado”.
Cheque os fluídos
Verificar a lubrificação do carro evita problemas no motor e pode significar economia. É preciso conferir o nível e a qualidade do óleo utilizado. Se o nível estiver abaixo do indicado, providencie a troca do produto. As especificações sobre o tipo de óleo indicado consta no manual. Verifique, também, se o reservatório de água no motor está completo. Transmissão, direção hidráulica e embreagem devem ser conferidos, além dos filtros — filtro de ar, de ar-condicionado e de combustível. Em longas viagens,o carro exige mais do motor, que precisa estar preparado para responder adequadamente aos comandos do condutor. E, claro, é bom checar se os produtos utilizados para a troca estão no prazo de validade.
Freios
Em situações que envolvem velocidades maiores, é fundamental que o sistema de freios esteja em excelente estado. Faça a revisão preventiva periódica e peça para que o profissional confira com atenção todos os discos e pastilhas.
Sistema elétrico
Cheque todas as luzes do carro: setas, freios, luz de ré, farol alto e baixo, pisca-alerta, entre outros. Para uma viagem tranquila, esses itens são essenciais. Na estrada contamos somente com a iluminação vinda dos veículos.
Não esqueça de verificar a bateria, o motor de partida, luzes do painel, o alternador e todas as lâmpadas e fusíveis do seu carro. Em situações de chuva ou neblina, todos esses detalhes farão diferença para uma direção segura.
Limpadores e desembaçador
No sistema de limpeza dos vidros, as palhetas devem estar fluindo bem nos vidros dianteiro e traseiro do veículo para garantir uma boa visibilidade. Observe se estão ressecadas. Os limpadores e os desembaçadores precisam estar em bom funcionamento e o nível do reservatório de limpeza conferido.
Correias dentadas
As correias dentadas, que devem ser verificadas, em média, a cada 50.000 km rodados. No entanto, é interessante checar a necessidade de troca a cada 15.000 km, uma vez que podem surgir desgastes e trincas. O rompimento da correia pode danificar de forma séria o motor.
Verifique o escapamento
O escapamento tem como função principal a eliminação dos gases gerados após a queima dos cilindros, o que significa conduzir os gases devidamente filtrados para fora do veículo, além de evitar que os gases tóxicos penetrem no interior do carro. Outra função importante é reduzir a poluição sonora. Mantenha o sistema de escapamento revisado e troque-o total ou parcialmente sempre que necessário.
PARA NÃO ESQUECER:
Os artigos 104 e 230 do Código de Trânsito Brasileiro dizem que, ao conduzir o automóvel em mau estado de conservação ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, o condutor está sujeito a multa grave — além da perda de 5 pontos na carteira de habilitação.
A revisão do veículo deve ser feita com pelo menos uma semana de antecedência, caso seja preciso trocar alguma peça ou submeter o veículo a algum procedimento mais demorado
Escolha uma oficina de sua confiança, faça a revisão correta dos itens do veículo e, aí sim, é só pegar a estrada e curtir as férias com tranquilidade e segurança.
Sobre a Tuper
A Tuper é o maior fabricante de escapamentos da América Latina e líder de mercado, há 50 anos produzindo escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados. É uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. Além de atuar no setor automotivo original e de reposição, também opera nos setores de óleo e gás, construção civil, indústria, agronegócio, entre outros. A empresa acompanha a evolução do mercado com ampla linha de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais.
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