A unidade Tuper Óleo e Gás atua no mercado de tubos destinados ao setor de petróleo e gás, produzindo tubos em aço-carbono, soldados no processo HFIW – High Frequency Induction Welding, que são utilizados nestes segmentos, em diversas aplicações de condução, por meio da utilização de tubos API 5L, e também na produção e exploração (OCTG), com tubos API 5CT. Cerca de 70% da produção da unidade é destinada ao setor de petróleo, gás, químico, petroquímico e mineração, enquanto os outros 30% são destinados a outros segmentos como, por exemplo, indústria e construção civil.
Tubos revestidos – mais durabilidade e menos corrosão
Um dos diferenciais dos tubos API da Tuper é o revestimento. Tubos revestidos proporcionam maior durabilidade por serem mais resistentes à corrosão, que é o principal problema para a longevidade das tubulações destinadas à condução de óleo e gás. Os tubos revestidos externamente são utilizados em projetos de gasodutos, oleodutos, minerodutos, entre outras aplicações, em que são submetidos a condições ambientais adversas. A Tuper conta com tecnologia de ponta para combater esse fator de desgaste, utilizando revestimento em polietileno tripla camada (3LPE), em polipropileno em tripla camada (3LPP) e em dupla ou mono camada de epóxi termicamente curado (FBE). O revestimento garante aos tubos proteção anticorrosiva e/ou mecânica, conforme a necessidade de aplicação.
Obras de expansão das redes de gasoduto no Brasil contam com a tecnologia presente nos produtos Tuper
A Tuper Óleo e Gás atua em projetos importantes em diversos estados brasileiros. Concluiu o fornecimento de 107 quilômetros de tubos de aço com selo API (American Petroleum Institute) para uma das mais importantes obras de gás natural do país: o projeto Botucatu – Laranjal Paulista, de responsabilidade do grupo espanhol Gás Natural Fenosa. Além deste projeto, a Tuper tem ainda participação em outros grandes empreendimentos, como a expansão da SCGás (SC), da Compagás (PR) e da Comgás (SP).
Considerado um dos maiores projetos de expansão de gás natural do país, o Serra Catarinense leva o insumo para regiões econômicas importantes de Santa Catarina, passando por 16 municípios entre Indaial, no Vale do Itajaí, e Lages, no Planalto Serrano. A Tuper entregou mais de 100 quilômetros de tubulação da obra, já concluída e entregue.
Já o projeto da Compagás, de expansão da rede de abastecimento no Paraná, entre os municípios de Castro e Carambeí, utiliza tubos line pipe API 5L de 10 polegadas numa extensão de mais de 60 quilômetros. No caso da Comgás, em São Paulo, a Tuper forneceu aproximadamente 30 quilômetros de tubos.
Sobre a Tuper
Com mais de 50 anos de história, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço da América Latina. A empresa possui oito unidades de negócios em três plantas industriais e fornece produtos para diversos segmentos, como construção civil, automotivo, agronegócio, óleo e gás, entre outros. O portfólio de produtos contempla soluções tubulares para aplicações industriais, estruturais e de condução, tubos para óleo e gás, soluções automotivas e sistemas construtivos.
Saiba mais sobre a Tuper.