Os tubos de condução, como o próprio nome sugere, servem para conduzir fluidos não corrosivos como água, gás, ar comprimido, óleo e vapor.
Na Tuper, podem ser fabricados com acabamento preto, galvanizado ou pintado e com extremidades lisas, biseladas, ranhuradas (para acoplamento mecânico grooved) ou com rosca em diversos diâmetros e espessuras.
A fabricação é com solda longitudinal, através do processo HFIW – High Frequency Induction Welding, e fornecidos pela Tuper com dimensões de ½” até 12”.
Os tubos de condução Tuper obedecem à certificação compulsória legal do INMETRO para garantir segurança à vida e ao patrimônio.
Tipos de acabamento oferecidos pela Tuper para os Tubos de Condução NBR 5580 E NBR 5590:
PRETOS: tubos de aço-carbono preto.
GALVANIZADOS: tubos galvanizados por imersão a quente (a fogo) com posterior acabamento por sopro para garantir uniformidade interna e externa de camada.
PINTADOS: com aplicação de camada de tinta a pó (eletrostática), poliéster, epóxi (líquida) ou híbrida. Os objetivos são proteção e identificação, pois os tubos recebem pintura de acordo com as normas que regulamentam a aplicação de cores nas tubulações. A preparação da superfície dos tubos acontece por jateamento abrasivo ou limpeza química e, após a aplicação do revestimento, ocorrem as inspeções de espessura, aderência e acabamento visual.
As cores mais utilizadas no mercado, são:
- Vermelho: redes contra incêndio
- Amarelo: redes de gás
- Azul: redes de ar comprimido
- Verde: redes de condução de água potável
Porém, podem ser solicitadas outras cores de acordo com a necessidade da aplicação.
Tipos de extremidade para atender a diferentes projetos
As extremidades dos tubos de condução podem apresentar as seguintes características, de acordo com as aplicações de uso:
COM GROOVED: possuem extremidades ranhuradas por laminação (roll grooved) para utilização em linhas de condução com conexões frias rígidas ou flexíveis, conferindo agilidade, facilidade e versatilidade na instalação e na manutenção.
LISAS/FACEADAS: com corte reto e sem rebarbas.
BISELADAS: corte em ângulo com usinagem de arestas.
COM ROSCA: rosca BSP ou NPT, de acordo com a norma do tubo. As roscas são protegidas com óleo anticorrosivo e recebem tampa plástica.
O que determinam as normas regulamentadoras?
A Norma NBR 5580 estabelece os requisitos exigíveis para a fabricação e fornecimento de tubos de aço-carbono, com ou sem solda longitudinal, com ou sem revestimento protetor de zinco, para a condução de água, gás, vapor e outros fluidos não corrosivos.
A Norma NBR 5590 estabelece os requisitos exigíveis para a fabricação e fornecimento de tubos de aço-carbono, com ou sem solda longitudinal, pretos ou galvanizados, para condução de fluidos não corrosivos sob pressão e aplicações mecânicas, sendo também aceitável para uso comum em linhas de vapor, água, gás e ar comprimido.
Saiba mais sobre os Tubos de Condução Tuper baixando o catálogo do produto na página de downloads do nosso site.
Sobre a Tuper
Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais.
O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.
Nos setores da construção civil e de infraestrutura, a empresa atua com estacas tubulares com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos, galvanizados e pintados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras metálicas, lambris e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.