Liga metálica amplamente empregada industrialmente e na construção civil, o aço-carbono é resultado da combinação dos elementos ferro e carbono. É utilizado em diversos segmentos, como na indústria automotiva, de eletrodomésticos como geladeiras e máquinas de lavar, na construção civil, na arquitetura, na fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas, entre outros.
O aço-carbono oferece diversos tipos de aplicações e de graus de resistência, de acordo com as combinações de ferro e carbono. De acordo com o acabamento e a formatação, é bastante popular e de grande aplicabilidade devido à vasta gama de possibilidades de aplicação, uma vez que conta com propriedades mecânicas que variam de acordo com o material e suas composições.
Tecnicamente, o que é aço-carbono?
Por definição, o aço-carbono é uma liga metálica, e sua constituição de liga confere ao aço o nível de resistência mecânica, dispondo de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição. O ferro gusa, produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário em altas temperaturas, é a base utilizada para criar diversos tipos de aço.
Conheça os tipos de aço-carbono
Existem diversos elementos que garantem ao ferro a dureza necessária. O carbono é o principal elemento endurecedor. Manganês, silício e o fósforo também regulam o nível de resistência do aço. A quantidade de carbono define a classificação em baixo, médio e alto, cada um com características e aplicações próprias.
Confira:
Baixo carbono (até 0,30% de carbono) – este tipo de aço-carbono possui baixa resistência e alta tenacidade e ductilidade, porém, é usinável e soldável.
Médio carbono (de 0,30% a 0,60%) – possui maior resistência para tratamento térmico, além de dureza e menor tenacidade e ductilidade em relação ao baixo carbono. O médio carbono possui uma boa temperabilidade em água.
Alto carbono (acima de 0,60%) – tipo de maior resistência ao desgaste e dureza. No entanto, possui menor ductilidade quando comparado aos demais. Geralmente, é utilizado temperado ou revenido, com boas propriedades de manutenção de um bom fio de corte.
Aço-carbono pode oxidar?
Em comparação ao aço inoxidável, o aço-carbono possui menor resistência à corrosão. No entanto, a depender da concentração de carbono, a resistência à oxidação se eleva.
- Principais aplicações do aço-carbono:
- Uso industrial e comercial;
- Produção de tubos de aço;
- Construção civil;
- Rodas e equipamentos ferroviários;
- Engrenagens para peças de máquinas que necessitam de alta resistência mecânica;
- Matéria-prima para obras arquitetônicas e de arte contemporânea;
- Equipamentos de ginástica;
- Brinquedos;
- Elementos de arquitetura como corrimões de escada, guarda-corpo, estruturas para teto, etc;
- Utilização na indústria automotiva para veículos leves e pesados;
- Na fabricação de itens para equipamentos e veículos agrícolas;
- Estruturas metálicas, estandes, usinagens e serralheria;
- Equipamentos hospitalares, entre outros.
Classificação dos aços-carbono
O sistema de classificação mais adotado na prática é o SAE-AISI, no qual o aço-carbono utiliza o grupo 1xxx, classificado como:
- 10xx: aço-carbono comum
- 11xx: ressulfurado
- 12xx: ressulfurado e refosforado
- 13xx: contém cerca de 1,75% de Manganês
- 14xx: contém concentração de Nióbio
- 15xx: aço-carbono com alto teor de Manganês
Entre as propriedades, podemos citar a dureza relativa, resistência que aumenta de acordo com o teor de carbono, ductilidade que diminui de acordo com o teor de carbono, a capacidade de suportar altas temperaturas e pressão e a possibilidade de utilização em instalações elétricas.
Entre os benefícios, é possível destacar o ótimo custo/benefício, as diversidade de aplicabilidades, a alta resistência e durabilidade, a versatilidade e a alta soldabilidade. Isso torna a matéria-prima totalmente compatível com a fabricação de tubos para os mais diversos segmentos industriais, por exemplo.
A Tuper utiliza o aço-carbono como matéria-prima para produtos aplicados em diversos segmentos, oferecendo itens desenvolvidos com tecnologia e excelência para atender a demandas distintas de cada setor. São produtos que fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas, que estão em automóveis e outros veículos, nas construções, nas instalações industriais, em grandes obras e em muitos outros lugares.
Saiba mais sobre os segmentos de atuação e conheça em detalhes os produtos Tuper acessando a página Mercados e Produtos deste site.
Sobre a Tuper
Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros. No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, lajes mistas nervuradas, escoras, andaimes, slitters e tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução.