Em um dia comum, você está conduzindo seu veículo quando a luz da injeção acende no painel sem motivo aparente. Preocupado, vai até uma oficina especializada e, após realizar um scanner, o código ERRO P0420 – Baixa Eficiência Catalítica é exibido. Fique calmo, você não precisa entrar em pânico e substituir o catalisador do carro o mais rápido que puder. Ele pode não ser o vilão dessa história.
Vamos começar do início, ok? Esse alerta significa, de forma simples, que o sistema de filtragem e exaustão dos gases provenientes da combustão – que ocorre dentro do motor – está funcionando com eficiência abaixo do nível esperado. Isso pode causar a perda de potência e o aumento de liberação de resíduos poluentes na atmosfera.
São muitos os motivos que podem estar na origem dessa situação. Para que o diagnóstico seja preciso, o problema seja resolvido e o proprietário possa voltar a rodar sem se preocupar, alguns aspectos importantes devem ser observados.
O que pode estar causando o ERRO P0420?
Combustível de má qualidade – a queima de combustível adulterado pode liberar resíduos que obstruem e danificam os componentes do sistema de exaustão, o que compromete a eficiência da filtragem dos gases durante o processo.
Deterioração nos componentes da ignição – componentes como cabos, velas, bobinas ou cilindros podem ter sofrido algum tipo de deterioração e não estar em pleno funcionamento, o que também compromete a performance do sistema de exaustão, gerando o alerta.
Tensão da bateria – em condições ideais, esse índice deve ser de 12,5V com motor desligado e acima de 13,8V com o motor em funcionamento. Também é importante verificar o aterramento do motor (o nivelamento do potencial elétrico das instalações).
Funcionamento inadequado da válvula canister – essa válvula se abre somente em rotações superiores a 3000 rpm para permitir a eliminação dos gases do tanque de combustível. Caso essa abertura esteja ocorrendo com o motor em marcha lenta ou ainda se verifique alguma saturação ou deterioração, essa pode ser a causa do problema.
Falha nos sensores de oxigênio – o conversor catalítico possui dois sensores capazes de realizar medições na parte dianteira e traseira, com o objetivo de comparar a flutuação dos níveis de oxigênio na entrada e saída dos gases. Se os medidores permanecerem iguais durante as duas etapas, indica um mau funcionamento do conversor ou dos próprios sensores
Correia dentada e sincronismo com sensor de rotação – a falta de sincronismo entre esses dois componentes pode influenciar no volume de gases que circula no sistema, alterando as medições do sensor, acionando o alerta.
Se todos os aspectos anteriores forem observados e apresentarem bom funcionamento, está na hora de voltar sua atenção ao catalisador. Verifique qualquer possível fissura que permita o vazamento dos gases antes que passem por todo o circuito. Somente se for esse o caso, é aconselhável a troca e substituição do mesmo.
Sobre a Tuper
A Tuper é o maior fabricante de escapamentos da América Latina e líder de mercado, há mais de 50 anos produzindo escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados, seguindo rigorosos padrões de qualidade. A empresa acompanha a evolução do mercado oferecendo ampla linha de produtos, de acordo com as especificações das mais exigentes normas nacionais e internacionais.
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