Oferecer cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para colaboradores é uma das formas de promover a comunicação inclusiva. Libras é uma língua que facilita a comunicação com pessoas surdas, reduzindo a sensação de isolamento para os indivíduos, sejam funcionários, clientes, fornecedores ou público de modo geral.
Segundo o censo de 2010, havia na época, no Brasil, cerca de 10 milhões de deficientes auditivos, boa parte utilizando a linguagem de Libras por não conseguir manter uma comunicação adequada somente com o recurso da fala. Ignorar a necessidade de comunicação desses indivíduos é desperdiçar oportunidades importantes no meio corporativo.
A ideia de criar um canal de aprimoramento na comunicação para acolher melhor os colaboradores surdos na Tuper, segundo conta Raquel Bollmann, coordenadora de gestão de pessoas, surgiu da observação de situações na própria empresa. “Já tínhamos uma pessoa surda na equipe do RH e, embora estivesse integrada, desejava comunicar-se mais. Na época, também, conversei com um supervisor da área de escapamentos que queria melhorar a comunicação da equipe com um colaborador surdo daquele setor para que pudesse interagir mais com os colegas. A partir daí, decidimos procurar parceiros para organizar e ministrar um curso de Libras na empresa”, relata.
Segundo a coordenadora, a equipe achou que haveria dificuldades para fechar o número de alunos necessário, mas o resultado foi surpreendente devido à procura e duas turmas foram criadas. Raquel destaca que é importante realizar um trabalho interno de sensibilização para que toda a comunidade de colaboradores perceba que as diferenças não podem ser um impeditivo profissional ou de relacionamento entre colegas e que, aos poucos, todos possam aprender a lidar com essa demanda para receber pessoas com deficiência da melhor forma possível. “É um aprendizado e requer adaptações constantes”, afirma. Considera que o projeto foi um sucesso e que, embora o curso seja extenso e exija bastante dedicação, o entusiasmo dos alunos foi claramente percebido. A empresa já estuda a continuidade do projeto para o ano de 2022.
Atuação do RH é fundamental no processo de inclusão
Incentivar o aprendizado de Libras junto aos colaboradores é uma excelente forma de contribuir com a inclusão social e integrar as pessoas surdas, além de tornar a empresa mais acessível e socialmente responsável. Por isso, é importante ter colaboradores preparados para se comunicar em Libras para, entre outros benefícios, aliviar o isolamento, facilitar processos como recrutamento, treinamento e feedback.
As ações vão desde cumprimentar adequadamente uma pessoa surda até contar com um intérprete para participação em reuniões, por exemplo. Pessoas com deficiência auditiva sentem-se à vontade para trabalhar em uma empresa que busca respeito e valorização através da disseminação da linguagem de Libras.
A analista de recrutamento e seleção Denise Gonçalves de Andrade relata que buscou no SESI de São Bento do Sul a parceria para implantar o curso de Libras na empresa. A princípio, foram disponibilizadas duas turmas com 35 inscritos, um número considerado positivo para uma primeira iniciativa. “É fundamental entendermos as possíveis formas de adaptação para que as barreiras de comunicação sejam reduzidas, e para que possamos receber e integrar pessoas surdas para que possam desempenhar suas funções com adequação”, afirma. Denise reconhece que um trabalho interno com todos os colaboradores deve ser realizado continuamente para que todos aprendam a conviver com as diferenças de modo positivo. Ressalta que uma das medidas adotadas foi a contratação de um colaborador surdo que, a partir de janeiro de 2022, passa a integrar a equipe de segurança no trabalho. O novo membro da equipe poderá contribuir muito com ideias para ampliar as formas de adaptação e conscientização de todos para uma convivência harmoniosa.
Equipes preparadas para conviver com igualdade
O desejo de comunicar-se melhor foi o que motivou Carlos Alexandre Martins, supervisor de operações da área de logística a matricular-se. Carlos relata que gostaria de ter um colega surdo no setor em que atua, mas reconhece que ainda há muito a preparar. “É preciso tomar medidas antes da contratação para não frustrar o profissional, preparar a equipe também para receber o colega surdo. A deficiência não pode ser uma limitação para o crescimento como profissional”, afirma. Carlos diz que ainda não consegue se comunicar fluentemente mas, com as aulas, adquiriu uma boa base e quer se aprimorar. Para ele, o curso proporcionou uma experiência única de contato com uma realidade que não conhecia, inclusive por testemunhos de convidados que vieram contar aos alunos suas vivências. “É impossível não se sensibilizar com o relato de dificuldades e de superação. Espero poder fazer minha parte para que as pessoas surdas se sintam incluídas”, conclui.
Sobre a Tuper
A Tuper é uma das maiores transformadoras de aço da América Latina. Com mais de 50 anos de trajetória, a empresa conta com um dos mais avançados conjuntos tecnológicos para a formação de tubos de aço, com oito unidades de negócios em três plantas industriais e capacidade de processamento de 826 mil toneladas de aço/ano. Além de atuar no setor automotivo original, também opera nos setores de escapamentos e catalisadores (para o mercado de reposição), indústria, óleo e gás, construção civil e agronegócio. O amplo portfólio inclui tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações industriais, estruturais e de condução, tubos trefilados, tubos para troca térmica, tubos API para o mercado de óleo e gás, eletrodutos galvanizados, estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, peças e componentes automotivos, sistemas de exaustão para veículos originais, escapamentos automotivos para o mercado de reposição, sistemas de coberturas metálicas, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters para aplicação na construção civil.
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