Um evento reuniu, na quinta-feira, 26 de maio, na Sociedade Desportiva Guarani (São Bento do Sul – SC), a diretoria e colaboradores da Tuper, autoridades e lideranças e representantes da comunidade para a aula inaugural da Academia do Conhecimento, uma iniciativa da empresa para incentivar a qualificação profissional e as oportunidades de crescimento do público interno. Na ocasião, Fabrizio Machado Pereira, diretor executivo da Educação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e diretor regional do Senai de Santa Catarina, realizou palestra com o tema “A Indústria pela Educação”.
A iniciativa, implantada desde o ano de 2010, tem como foco o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores da empresa com incentivo ao aperfeiçoamento da trajetória e o estímulo do aprimoramento das competências técnicas.
Durante o discurso ocorrido na cerimônia, Frank Bollmann, presidente e CEO da Tuper, destacou a importância de promover o bem-estar e o preparo técnico dos colaboradores como sendo um dos maiores patrimônios da companhia, e o que permite o desenvolvimento contínuo da empresa. “O evento de hoje certamente desperta um sentimento especial e de satisfação em todos nós, da equipe Tuper. Não temos dúvidas de que um dos princípios fundamentais para o sucesso da empresa ao longo desses nossos 50 anos é o investimento nas pessoas, na nossa gente”, afirmou. Bollman ainda afirmou que “temos a plena convicção que estamos dando nossa contribuição para a indústria catarinense, para que continue sendo referência no Brasil, tanto em qualidade dos produtos quanto na preparação dos profissionais e no tratamento aos trabalhadores. O resultado da Academia do Conhecimento é uma síntese de tudo isso”.
Em outro momento marcante, Rubens Kutach, líder da brigada de incêndio e segurança do trabalho da Tuper, falou sobre a importância e os resultados gerados pela Academia do Conhecimento. Rubens, veterano da primeira turma formada, relatou que a trajetória que percorreu na empresa desde então tem sido repleta de oportunidades e conquistas. “Comecei como operador de máquinas e hoje sou líder de brigada. O momento chave foi sem dúvida ter participado da primeira turma da Academia do Conhecimento, em 2010. Foi uma experiência rica e intensa que me transformou como profissional e pessoa”, relatou.
Uma trajetória de sucesso
A iniciativa de criar a Academia do Conhecimento, em 2010, foi inspirada em cursos de capacitação técnica, que visam unir teoria e prática. Desde então, resultados positivos foram sendo percebidos, como o surgimento de novas lideranças, melhorias de processos fabris, retenção de talentos e maior engajamento dos colaboradores no negócio da empresa. Até o momento, 137 alunos já foram formados. A turma de 2022 conta com 108 profissionais matriculados em quatro turmas. Os integrantes dos dois melhores projetos apresentados serão contemplados com uma viagem técnica internacional. A iniciativa conta parcerias importantes, como a participação de instrutores de entidades como SESI, Senai e FIESC.
Os projetos desenvolvidos pelos alunos durante o período de aulas, com cerca de um ano de duração, serão apresentados e avaliados na conclusão do curso. As equipes vencedoras receberão uma viagem técnica internacional como premiação, além da aplicação do resultado dos projetos nas plantas industriais.
É importante ressaltar que o projeto já recebeu distinções como o prêmio Ser Humano 2014 / Gestão de Pessoas – Programa “Academia do Conhecimento Tuper” ABRH/SC e o prêmio A Indústria pela Educação 2014 – Programa “Academia do Conhecimento Tuper” – FIESC.
Presenças de destaque
Marcaram presença no evento, além do presidente e CEO, Frank Bollmann, o vice-presidente do conselho de administração, Adilson Martinelli, representando a Tuper, o vice-prefeito Tirso Hummelgen, o deputado estadual Silvio Dreveck, a presidente da câmara de vereadores de São Bento do Sul, Carla Hofmann, diretor executivo da Educação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e diretor regional do Senai de Santa Catarina (na ocasião, representando o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar), o vice-presidente da Fiesc planalto norte, Arnaldo Huebl e o ex-prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, além de alunos e professores da Academia do Conhecimento e representantes de diversos segmentos da sociedade.
Pré-lançamento de obra exalta meio ambiente
Na ocasião, também ocorreu o pré-lançamento do livro “Consórcio Quiriri – De gota em gota, um rio de esperança”, de autoria do ex-prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann. O livro, que teve lançamento oficial durante o Fórum de Gestão Sustentável 2022, realizado em Florianópolis, aborda importantes questões ambientais para a região.“O livro é resultado da trajetória e das conquistas do Consórcio Quiriri, do qual fui um dos idealizadores, ao longo de seus 25 anos. Tenho a convicção que o livro pode surgir como incentivo para novas iniciativas de promoção da sustentabilidade além da ampliação do próprio consórcio”, afirma o autor.
Sobre a Tuper
Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.