Um centro de distribuição, ou CD, é uma unidade física de armazenamento e despacho de itens. De forma resumida, é um espaço localizado estrategicamente onde são centralizados os processos de recebimento, estocagem, separação e encaminhamento de produtos para pontos de entrega que abastecem o mercado.
Para a Tuper, adotar uma operação logística de distribuição é fator fundamental para agilizar o processo de entrega de produtos da linha automotiva para os canais de consumo e ampliar a malha de atendimento. A empresa mantém 21 CDs em diversos estados do país, além do CD central, localizado em São Bento do Sul (SC), cidade sede do parque industrial.
O gerente de logística da Tuper, Luiz Carlos de Faveri, conta que este CD central recebe o escoamento da produção de ponteiras, escapamentos e catalisadores das linhas leve e pesada. “A equipe responsável classifica o material e faz divisão por itens, atribuindo códigos e separando os lotes para transporte. Essa equipe também monitora os CDs regionais, que são nossos clientes internos. Conforme a geração de demanda desses CDs, é realizado o envio de produtos. Os embarques de carga acontecem periodicamente via transporte terrestre e cabotagem”, explica.
Dessa forma, é possível abastecer o mercado com os itens desejados e manter a representatividade da marca, tornando a operação logística dinâmica e eficiente.
Saiba mais sobre a linha automotiva Tuper em Escapamentos e Catalisadores.
Sobre a Tuper
Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é hoje uma das maiores transformadoras de aço da América Latina. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. Graças ao alto padrão de qualidade, parques fabris modernos e à excelência de produtos, a empresa atua em importantes setores da economia além do mercado automotivo, como nos segmentos de óleo e gás, construção civil, indústria e agronegócio, entre outros.