Um projeto recente, mas que nasceu para formalizar um antigo desejo da corporação: incentivar as boas práticas relacionadas à sustentabilidade no dia a dia. Estamos falando do Atitudes Tuper, que foi criado para promover ações de incentivo a mudanças positivas e à atitudes sustentáveis.
A ideia vinha sendo discutida desde o ano de 2019, e foi se desenhando a partir da realização de uma ação coordenada pela área de gestão ambiental com apoio com a área de marketing com o objetivo de reduzir o número de copos descartáveis utilizados na empresa a partir da distribuição de canecas produzidas em fibras de coco. A criação de uma identidade seria o apoio perfeito para que o projeto ganhasse força nas redes sociais e pudesse ser utilizado para identificar publicações. O resultado foi tão positivo que decidiu-se implantar um grupo de articuladores para incentivar práticas que pudessem fazer a diferença no ambiente de trabalho e, se possível, refletir na comunidade.
A partir daí, foi lançada a semente que renderia ótimos frutos. A ideia foi amadurecendo e, ainda em 2019, a analista de marketing Mariane Bachel Kellner sugeriu o nome para o projeto. A partir de 2020, o Atitudes Tuper ganhou forma, uma identidade gráfica coordenada pela área de marketing, e tornou-se o canal para promover, coordenar e divulgar as ações de mudança de postura, não só em prol do meio ambiente, mas também de condutas que resultem em economia de recursos, energia, aumento da segurança ou outros procedimentos que possam trazer impacto positivo.
Conscientização por meio de ações
A Tuper não é iniciante em adotar medidas relacionadas à sustentabilidade. A empresa conta com uma política ambiental corporativa, possui certificação ISO 14001, conta com uma cisterna com capacidade para 750 mil litros de água para emprego nos processos produtivos, utiliza 100% de energia consumida nas plantas industriais proveniente de fontes limpas por meio de mercado livre de energia, tem 96% de resíduos reciclados ou tratados. Além disso, mantém uma estação de tratamento de efluentes e programas internos de monitoramento de qualidade do ar, de emissões atmosféricas, de solo e águas subterrâneas e superficiais.
Todas essas ações, embora fundamentais e de grande importância, não envolviam a participação direta dos colaboradores. O projeto Atitudes Tuper aproximou a ação do indivíduo e permitiu o engajamento direto nas ações. Também abriu um importante canal de comunicação para a recepção e troca de ideias.
Alessandra Cristine Brusky, supervisora de gestão ambiental e uma das coordenadoras do projeto, relata que já eram realizados treinamentos focados na política ambiental da empresa, mas havia uma carência de ações voltadas à educação socioambiental dos colaboradores e de atividade que, se possível, ecoassem na comunidade; o projeto veio suprir essa necessidade. “Era importante criar dinâmicas em que o colaborador se sentisse protagonista, tomasse para si a responsabilidade. Era necessário que o comprometimento fosse além de observar e apoiar as atitudes macro adotadas pela empresa para a redução do impacto ambiental. O projeto tornou possível esse protagonismo”, relata Alessandra. Para ela, em um ano apenas, é possível contabilizar resultados positivos em ações como distribuição de mudas de árvores, por exemplo. As mudas foram entregues mediante a entrega de tampinhas plásticas que, após a arrecadação, tiveram o valor convertido para patrocinar a castração social para animais de rua, criando, dessa forma, um círculo virtuoso.
O ecoponto, disponibilizado próximo à entrada da unidade Tubos, também merece destaque. Colaboradores e comunidade têm utilizado o espaço para descartar principalmente itens eletrônicos e óleo de cozinha que, desse modo, podem ser destinados ao tratamento correto por meio de doações a uma cooperativa, auxiliando na renda familiar das famílias que atuam como catadores. O container utilizado recebeu arte em graffiti assinada pelo artista Deleon Ribeiro, com inspiração no ecossistema local e a relação do homem com o meio ambiente.
O projeto, sem dúvida, ampliará o portfólio de ações, trazendo conscientização e incentivo para que muitos repensem hábitos e modifiquem atitudes individuais e coletivas para uma vida mais sustentável.
Confira as ações promovidas pelo projeto no primeiro ano de atuação:
- Distribuição de mais de quinhentas canecas produzidas em fibra de coco com a logo do projeto e incentivo a postagens de conteúdo com atitudes sustentáveis com a hashtag #AtitudesTuper
- Distribuição de mudas de árvores em comemoração à Semana da Árvore mediante a entrega de tampinhas plásticas, doadas a um projeto social do município de São Bento do Sul para custear a castração de animais de rua; a campanha teve duas edições, com doação de 4500 mudas de árvores e arrecadação de 560 quilos de tampinhas
- Instalação de um ecoponto para coleta de material eletrônico, óleo de cozinha e outros itens, que, posteriormente, são doados à Cooperativa de Catadores de São Bento do Sul
- Conscientização através da distribuição de folders explicativos confeccionados em papel semente
- Distribuição de 500 squeezes reutilizáveis para colaboradores e familiares
- Desafio ecológico virtual em comemoração à semana do meio ambiente: utilizando um aplicativo, colaboradores e familiares acessaram a trajetos que passavam por diversos ecossistemas como forma de enfatizar a importância da conservação ambiental; como resultado, foram arrecadados 560 quilos de alimentos convertidos em cestas básicas doadas para a APAE e para a Comunidade Terapêutica ACEPRED
- Incentivo do descarte correto de resíduos a partir da coleta de 11 toneladas de materiais recicláveis, que foram revertidos em mais de uma tonelada de ração doada a projetos que abrigam animais resgatados
- Estímulo a colaboradores para de relatos de atitudes sustentáveis e dicas para compartilhamento com todos os demais colaboradores da empresa
Conheça as ações em nossa página de Sustentabilidade.
Sobre a Tuper
A Tuper é uma das maiores transformadoras de aço da e a maior fabricante de escapamentos da América Latina. Com mais de 50 anos de trajetória, a empresa conta com um dos mais avançados conjuntos tecnológicos para a formação de tubos de aço, com oito unidades de negócios em três plantas industriais e capacidade de processamento de 826 mil toneladas de aço/ano. Além de atuar no setor automotivo original, também opera nos setores de escapamentos e catalisadores (para o mercado de reposição), indústria, óleo e gás, construção civil e agronegócio. O amplo portfólio inclui tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações industriais, estruturais e de condução, tubos trefilados, tubos para troca térmica, tubos API para o mercado de óleo e gás, eletrodutos galvanizados, estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, peças e componentes automotivos, sistemas de exaustão para veículos originais, escapamentos automotivos para o mercado de reposição, sistemas de coberturas metálicas, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters para aplicação na construção civil.
Saiba mais sobre a Tuper.