Nos dias de hoje, sustentabilidade e reciclagem são assuntos recorrentes e de muita importância para a manutenção de uma sociedade saudável, mas o fato é que o aço sempre esteve na lista dos campeões da reutilização desde o princípio do uso do material pela civilização. Durante o império romano há registros do reaproveitamento de artefatos de aço. Na história moderna, relatos informam que, em períodos de guerra, soldados coletavam armas abandonadas nas trincheiras para a produção de novos armamentos. O aço, portanto, sempre foi destinado à reciclagem.
Diferente de outros materiais, o aço como matéria-prima pode ser reaproveitado infinitas vezes sem perder as propriedades e a qualidade. A liga metálica pode ser obtida a partir da combinação de minério de ferro e carvão aquecidos em fornos de alta temperatura ou por meio da reciclagem da sucata e aparas de aço.
Reciclagem é excelente negócio
Para a reciclagem do aço, o primeiro passo é a separação do material por empresas especializadas em reciclagem. Depois de separado, a sucata é prensada em fardos que são enviados para usinas siderúrgicas. Já nas usinas, o aço é submetido a altas temperaturas para que seja derretido até atingir o ponto de fusão. Em estado líquido, o material pode ser moldado e direcionado para a fabricação de chapas, embalagens, peças para indústria de diversos segmentos e muitos outros usos. O processo de reciclagem não causa perda de qualidade ou de nenhuma outra propriedade característica em relação ao aço original.
Como matéria-prima, as vantagens são evidentes. Empresas de diversos setores investem em projetos e incentivam ações para a coleta e reciclagem incrementando a geração de empregos e renda. Por não perder as características no processo e ter grande valor para a indústria siderúrgica, o reaproveitamento do aço tornou-se um excelente negócio.
Outra vantagem ligada à sustentabilidade é que o reaproveitamento diminui o volume da extração dos minérios de ferro.
Nas últimas décadas, a recondução da sucata de aço nas linhas produtivas se enquadra num processo da indústria denominada economia circular, que se baseia no conceito do desenvolvimento sustentável a partir da redução, reutilização e reciclagem. Um ciclo virtuoso que pode gerar muitos benefícios econômicos, sociais e ambientais.
É bom lembrar que o aço pode ser totalmente reaproveitado, tanto na indústria como na construção civil, tornando-se o perfeito exemplo de matéria-prima sustentável. Na Tuper, a política relacionada à sustentabilidade é levada muito a sério e toda a sucata metálica gerada nos processos de fabricação segue para a reciclagem.
Os números da reciclagem
A cada tonelada de aço reaproveitado economiza-se:
1.140 Kg de minério de ferro
454 Kg de carvão
18 Kg de cal
Atualmente, 37% (459 milhões de ton) do aço produzido no mundo é fabricado a partir da sucata de aço. A cada ano, 385 milhões de toneladas de aço são recicladas no mundo todo.
(Dados do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço)
Sobre a Tuper
Com mais de 50 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores transformadoras de aço do Brasil. A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais. O portfólio de produtos contempla soluções para aplicação nos segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros.
No setor da construção civil, a empresa atua com estacas tubulares para fundações com conexão rápida, perfis estruturais metálicos, sistemas de coberturas metálicas, tubos de aço-carbono pretos e galvanizados para aplicações estruturais e de condução, lajes mistas nervuradas, andaimes, escoras, lambris e slitters.
Saiba mais sobre a Tuper.